13.10.09

ensaio sobre a tristeza

O segredo do amor é maior do que o segredo da morte. [Oscar Wild]
Nada é mais obscuro para a mente humana como a morte de um amor. A morte não é o fim, [dizem] é apenas um novo caminho a seguir, um novo passo, um novo rumo. Mas é rumo a quê?!?
'Ele foi para um lugar mais calmo' diziam para as crianças, mas quem sabe ao certo?
'Aposto que o seu pai está aqui com ele... contando piadas sobre a gente...' 'Agora ele vai poder descansar...' 'Não fique triste menina, ele está nos vendo... e continuará por perto...'
E quando eu poderei lhe dar um abraço?!?
E como eu peço ajuda ao meu pai no trabalho de literatura ou de produção escrita?!?
Que chato isso tudo. Ter que lidar com a morte nos mata aos poucos, nos faz sagrar sem ter feridas, nos faz pensar no tempo perdido com coisas tão pequenas.
Lágrimas derramadas por bobagens absurdas...
Que irônico.
Nessa vida, quase tudo é incerto... a única certeza que se tem é que todo ser vivo, morre. Mas ainda assim ficamos arrasados quando perdemos alguém que amamos. Aqueles que te ensinam o caminho e dizem coisas que você certamente dirá pros teus filhos.
E pior, é a dor dos que ficam... A esposa que viveu por 44 anos a seu lado, fará o que agora, sozinha pela primeira vez em mais de 44 anos?
O que faremos com todas as lembranças? Guardamos? Aonde?
Não há espaço, só um buraco e uma tristeza, que só vai acabar quando tiver passado e só vai ter passado quando a tristeza acabar.

Deixe-me ir
Preciso andar
Vou por aí a procurar
Rir prá não chorar...
Se alguém por mim perguntar
Diga que eu só vou voltar
Depois que me encontrar...

Quero assistir ao sol nascer
Ver as águas dos rios correr
Ouvir os pássaros cantar
Eu quero nascer
Quero viver...
[Cartola]

3 comentários:

Anônimo disse...

nesse buraco mesmo.
agt não apaga lembranças mesmo...
como no Lacuna inc.

e ele vc guarda no peito.junto com essa dor. ela vai se acomodar ai e se transformar em falta.esta, irá se juntar com o amor que vc sente por ele.
e ficará maior.

sobra muita falta.

o meu maior abraço apertado na alma.

Anna Carla Lourenço do Amaral disse...

Uma amiga me disse certa vez: depois que a gente morre, vira conteudo. Na mulher ou marido e nos filho que ficaram e que jamais serão os mesmos depois da convivencia com aquele que partiu. A ausência fica preenchida com o conteudo de quem foi e esse conteudo muda a gente pra sempre.
E a falta? Aprende-se a lidar com ela e a sua maneira de lidar com ela vai virar conteudo também para aqueles que ficarem depois de você ir.

Guilherme Antunes disse...

Por um acaso te reencontro por aqui,
.. sabia de tua morte, e não de outras páginas.
Posso linkar teu café em minha ilha?